Tradutor

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LILI LARANJO REGRESSA A VIDAGO COM EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE LIVRO


Lili Laranjo,de seu nome completo, CidÁlia Maria Ferreira Castro Laranjo, Nasceu na linda vila de Vidago a 19/1/1948. Muito cedo partiu com os pais e o irmão para Angola, mais própriamente para o Negage, distrito do Uíge. Aí cresceu e viveu, aí brincou, sonhou casou e aí nasceram as suas duas filhas.
Em 1976. regressa a Portugal...sem grandes sonhos mas com a preocupação de continuar a viver e porque não, poder novamente sonhar...radicou-se em Aveiro cidade que a acolheu de braços abertos e que rapidamente ela e a família a adoptaram como sua.

A Sua África e a sua escola ficaram longe. Deu aulas durante cerca de 6 anos trabalhando 5 anos numa sanzala a 5 kilometros de casa. Ali foi professora, Mãe, enfermeira e até médica, ali viveu e aprendeu muito sobre a vida.
É professora do ensino básico...Fez licenciatura em Animação Sócio-Cultural, Fez mestrado em Educação Social .

Na escrita editou oito livros de poesia:

Palavras Soltas, A ti, Negage, Meu amor, Salpicos de cá e de lá, Reticências Apenas, Magia de Natal. Fazer um livro de Poesia da sua Grande Paixão: O SPORTING e surge; Sporting em Poesia, Caminhei Caminhando, Provérbios para ti, Uma recolha de + de 3000 proverbios onde a sabedoria popular se instalou.Esta recolha foi feita sempre que algum surgisse tudo foi guardado e religiosamente guardados. Aqui também anexou o tema de Angola e colocou cerca de 150 provérbios em Umbumdo, depois provérbios Africanos e ainda provérbios ...pelo mundo fora recolhendo provérbios de alguns países...As capas também são pinturas todas da autora. PAIS e MÃES e m Parceria com o Doutor Francisco Almeida Garret E livro Era uma vez uma laranja livro de contos infantis com a neta Francisca Laranjo O blog...África em Poesia mostra a sua paixão pela poesia...E agora O Livro de poesia Cantar África....
A pintura em encáustica também é uma paixão... Assim como o Ponto de cruz e o azulejoA pintura é também um gosto e tem feito algumas exposições de telas em acrílico e óleo.

Expôs.
No clube Recreativo de Évora,Biblioteca de Mangualde, Monte Alentejano Montemor o Novo,Turismo Cúria –Curia,Restaurante de Almeirim...(2 exposições),Espaço Garrett Grândola,Universidade Portucalense – Porto,Aveiro de exposições da Misericórdia,Junta de Freguesia de Cacia,Espaço Jet 7 – Londres,Universidade Sénior Vila Real,Casa Luso Angolana Porto,Casa De Angola Lisboa ,Workshop de Encáustica em Espinho espaço DropBox
2011 03-12 a 04-10 - PICTOREMAS 11 - Carla Anjos Atelier,04-01 a 04-10 - FIARTE-ARTEUROPA 2011 Fiart em Coimbbra. Arte€uropa2011Grupo de artistas (2 telas),04-16 a 05-14 - GALERIUN 'ART - Galeria Mª Crispim,06-07 a 07-25 - ECOART-Museu Ferroviário de Arte de Montenegro RS (MAM) - BRASIL ,Em parceria co m Kim Molinero Artista Plástico 
No hotel Moliceiro – Aveiro22/472011 a 25/04/2011,Salão de exposição da Câmara de Alenquer. Festa Sporting ,XIII esgueiríadas - Exposição Eliseu Serrano e Lili Laranjo,De 17 a 22 de Junho Centro cultural de Esgueira.

As suas paixões:
A família
Os netos
Os Amigos 
O colecionismo
África 
O seu...Sporting
E a ...VIDA...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.